A busca contínua por métodos que aliem resultados duradouros com facilidade de execução, redução de tempo (tanto para o profissional quanto para o paciente) é sem dúvida, um aspecto notável da odontologia Digital. Graças à revolução tecnológica dos últimos anos, cada vez mais Cirurgiões-dentistas estão ingressando neste universo, e até pouco tempo atrás, muitos dos recursos oferecidos para serem utilizadas no dia a dia das clínicas e consultórios, eram considerados um sonho longínquo.

De acordo com os dados de uma pesquisa nacional, encomendada pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia – ao Datafolha Instituto de Pesquisa, quase 15% dos brasileiros evitam as visitas ao Dentista por ter medo (seja dos barulhos feitos pelas turbinas ou mesmo da agulha usada para anestesias), superando até mesmo fatores como a falta de tempo e de recursos financeiros, mas graças à acelerada evolução, já podemos contar com equipamentos modernos e de alta tecnologia que oferecem mais conforto e precisão nos tratamentos, tanto durante a consulta quanto no pós-operatório, o que significa dizer que grande parte dos procedimentos tornaram-se mais seguros, simples e indolores até mesmo os mais complexos deles.

FONTE: Datafolha – Pesquisa de Saúde Bucal 2014.

Para muitos profissionais, a fase de encantamento já acabou, sendo substituído pelo senso de oportunidade, fator fundamental em qualquer tipo de empreendimento. Atualmente, a Odontologia digital é uma realidade e está presente em diversos segmentos do ramo, desde as áreas de gestão administrativa, comunicação e marketing até educação continuada, pesquisa e desenvolvimento, diagnóstico por imagens, planejamento e execução de tratamentos nas áreas de estética bucal, prótese dentária, ortodontia e cirurgia oral, e quanto mais rápida for a adaptação dos profissionais, mais rápido poderão usufruir dos benefícios dessas transformações.

Para que a Odontologia digital seja disseminada mais rapidamente, é fundamental investir em pesquisa e no aparelhamento dos centros de pesquisa. A Compass, uma empresa Mineira que começou em 2007 pelas mãos dos Ortodontistas Marcos Gribel e Bruno Gribel, já percebeu isso e tem apostado no compartilhamento de sua tecnologia com diversas instituições, e hoje se destaca nacional e internacionalmente não só por transpor as barreiras que costumam dificultar o acesso dos profissionais à tecnologia, mas também por fornecer equipamentos na era digital e se tornar representante de grandes empresas, como a dinamarquesa 3Shape, contribuindo para impulsionar a visibilidade da companhia em todo o território brasileiro.

Trabalhar com Odontologia Digital, significa atuar paralelamente no mundo físico e no virtual. Para que um tratamento dentro destas premissas tenha início, o primeiro passo é “digitalizar” o paciente para conseguir trazer o mesmo para dentro de um software de planejamento específico, de acordo com a necessidade do paciente. Podemos descrever este passo como o processo de captura da informação, sendo as tomografias computadorizadas, câmeras digitais fotográficas, escâneres de bancada ou intra orais 3D os equipamentos mais utilizadas para isto. A partir do momento que temos todos os elementos projetados por um software, é preciso retornar ao mundo físico e converter o projeto digital em um produto real, onde a impressão 3D é uma forma aditiva de criação do produto final.

Entre os equipamentos usados para oferecer facilidade de execução, redução de tempo para o profissional e mais conforto ao paciente, vamos destacar o Scanner Intra oral Trios, da 3Shape, recentemente adquirido pela Céfalo-x Diagnóstico Digital, tendo como principais objetivos acompanhar o avanço tecnológico e substituir o sistema tradicional de moldagens, feito com alginato, silicona de adição ou de condensação.

O sistema dedicado de moldagem digital elimina várias etapas de atendimento em uma clínica/ consultório odontológico, como seleção de moldeiras, preparação / desinfecção de materiais e envio para laboratório. Neste sistema, as restaurações finais são produzidas em modelos criados a partir de dados dos escaneamentos digitais, ao invés de em modelos de gesso feitos a partir de moldagens físicas. Como benefícios adicionais oferecidos pelo Scanner intra Oral Trios, podemos destacar a maior aceitação do tratamento, possibilidade de um planejamento inicial em poucos minutos, simulação de diversas opções de tratamento, possibilidade de armazenamento por tempo indefinido do escaneamento em discos rígidos, ou até mesmo através de sistema de armazenamento de dados em nuvem, enquanto modelos convencionais devem ser armazenados fisicamente, o que requer um espaço adicional nos consultórios.

Em vídeo divulgado na sua conta do Youtube, a Compass 3D evidencia o uso do Scaner 3D em diferentes área da Odontologia, como a Ortodontia, Implante, Prótese e Cirurgia facial.

Desde bem antes da Revolução Industrial, o homem tem fabricado produtos através de processos manufaturados de forma artesanal e análoga, porém nos últimos 30 anos muito desses produtos têm sido convertidos à fabricação digital, principalmente devido compatibilidade da qualidade e custo. Assim, não é surpresa que as soluções digitais estejam agora sendo integradas em muitos dos procedimentos Odontológicos.

Com a popularização dos sistemas digitais, podemos prever que nos próximos anos o que veremos  nos consultórios odontológicos será uma verdadeira revolução digital, que trará grandes benefícios aos pacientes em termos de planejamentos mais eficientes, redução no desconforto e maior eficiência nos tratamentos das diversas áreas da Odontologia.

 

Fontes:
http://www.ortociencia.com.br
http://exame.abril.com.br
http://cfo.org.br
http://www.scielo.br