Loading...

RADIOGRAFIA PERIAPICAL

É uma técnica radiográfica intra-oral que radiografa o dente em toda a sua extensão (coroa e raiz) e os tecidos de sustentação (espaço periodontal – periodonto – e o osso alveolar). Dentre suas principais indicações podemos citar: fraturas radiculares, anomalias radiculares, tamanho, forma e número das raízes e dos condutos radiculares, dentes inclusos e sua posição intra-óssea, relação do germe permanente com o dente temporário, cronologia de erupção, reabsorções alveolares, periapicopatias.

RADIOGRAFIA INTERPROXIMAL (BITE-WING)

Técnica radiográfica intra-bucal especialmente utilizada para o exame das faces interproximais dos dentes posteriores, com o objetivo de detectar a presença de processos de cáries nesta região (diagnóstico precoce e evolução da doença), avaliar contorno e adaptação marginal de restaurações e presença de lesões periodontais (reabsorções das cristas e osso alveolar).

RADIOGRAFIA OCLUSAL

É uma técnica radiográfica intra-bucal que se presta para examinar grandes áreas da maxila e da mandíbula. Indicada para avaliação de: dentes retidos/impactados, raízes residuais e corpos estranhos, fraturas dos maxilares, cálculos de glândula sub-mandibular, pesquisa de anomalias dos maxilares. Também pode substituir a periapical em casos de impossibilidade desta tomada (trismo) e auxiliar no diagnóstico e controle dos tratamentos ortodônticos(expansão palatina).